top of page

Auto-massagem Ayurvédica - Abhyanga

Abhyanga deve ser utilizado diariamente. Afasta a velhice, o esforço e o agravamento do vata.

- Ashtanga Hrdayam: Sutrasthana: II: 8-9





As práticas de massagens tem sido utilizadas há séculos, em diferentes culturas e tradições, com objetivo de fortalecer o bem-estar e a vitalidade.


Abhyanga, é o termo usado para descrever uma massagem com óleo ayurvédico. É recomendado para quase todas as pessoas, em qualquer idade.


Tente fazer esta rotina simples pela manhã para começar o seu dia ou antes de dormir para um sono mais repousante. Entre seus benefícios estão aumento da resposta de relaxamento, redução dos efeitos do envelhecimento, nutrição do corpo, melhora do sono e da pele e estimulação dos órgãos internos do corpo e da circulação sanguínea.


A TECNICA


Escolha um óleo adequado ao seu tipo de dosha. Um profissional do ayurveda pode orientar o óleo mais indicado, mas você pode iniciar com o óleo de gergelim, que é tridosha.


  • Coloque cerca de 1/4 a 1/2 xícara de óleo em um recipiente de vidro e o aqueça em uma caneca de água quente, como um banho-maria, até que esteja em uma temperatura agradável.

  • Sente-se ou fique em pé confortavelmente em um ambiente aquecido, com uma toalha que você não se importe de estragar com o acúmulo de óleo.

  • Aplique o óleo generosamente em todo o corpo.

  • Massageie o óleo em seu corpo, começando nas extremidades e trabalhando em direção ao centro do corpo. Use movimentos longos nos membros e movimentos circulares nas articulações. Massageie o abdômen e o peito em movimentos circulares amplos, no sentido horário. No abdômen siga o caminho do intestino grosso, massageando no sentido horário da direita para esquerda.

  • Dê um pouco de tempo e atenção extra para massagear o óleo no couro cabeludo, orelhas e pés, pelo menos uma vez por semana.

  • No topo da cabeça aplique o óleo e trabalhe lentamente de dentro para fora em movimentos circulares. O óleo aplicado na cabeça deve estar quente, mas não muito.

  • Coloque algumas gotas de óleo quente na ponta do seu dedo mindinho aplique na abertura do canal auditivo (se houver algum desconforto atual ou crônico nos ouvidos, não faça isso sem a recomendação do seu médico).

  • Ao massagear os pés, lave-os primeiro quando tomar banho, para não escorregar.

  • Se você puder, não se apresse com esse processo. Gaste de 15 a 20 minutos massageando os músculos e trabalhando o óleo profundamente na pele, dedicando amor e atenção a cada uma das camadas de tecido à medida que você as nutre com o óleo aquecido.

  • Desfrute de um banho morno. Minimize o uso de sabão e use somente onde for necessário.


QUANDO NÃO FAZER ABHYANGA


A massagem deve ser evitada durante a gravidez, durante o ciclo menstrual, em períodos de grande desconforto físico ou doença aguda. Em caso de câncer, consultar seu médico sobre restrições de massagem.



Você pode assistir um vídeo com instruções dessas técnicas em (em inglês) :

1.Como fazer Abhyanga: https://youtu.be/_HQLsfZh5js

2. Como massagear sua cabeça e couro cabeludo: https://youtu.be/olZP9WnI3vQ

3.Como massegear seus pés: https://youtu.be/NoVz7AvLybg

1.659 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page