top of page

Minha Abordagem

Antes de existir uma doença, existe uma pessoa. O médico que pratica medicina integrativa não cuida de sintomas, mas do ser humano por traz dos sintomas. 

A saúde mental integrativa é uma abordagem que utiliza terapias convencionais e complementares no tratamento dos transtornos psiquiátricos. 

Minha proposta é sempre o cuidado integral. O caminho depende de qual momento da sua vida você se encontra, qual a gravidade dos seus sintomas neste momento e o que você pode a fazer para atingir o melhor da sua saúde. ​

Para isso precisamos entender como e porque as doenças ocorrem e então restabelecer a saúde atuando em suas causas e não apenas em seus sintomas.

Assim, considerando as necessidades de cada um, sua história, cultura, lugar social e condições financeiras, podemos construir um plano terapêutico que permita controlar os sintomas e fortalecer a autoconsciência e os recursos para o autocuidado.

C.G.Jung

Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração.
Quem olha para fora, sonha.
Quem olha para dentro, acorda.

Na Prática...

A divisão da medicina em especialidades e do ser humano em sistemas é apenas didática, na prática isso não existe. Uma queixa de insônia pode ser causada, por exemplo, por uma alteração na tireoide ou pelo consumo exagerado de cafeína. E tomar um remédio para dormir pode ser a última coisa que você precise neste momento.

 

Durante nossa consulta eu irei te perguntar muitas coisas e provavelmente irei te escutar mais do que falar. Eu irei querer saber sobre sua saúde geral, sobre os exercícios que pratica, se você fuma e o quanto você consome de álcool. Eu irei te questionar sobre suas relações interpessoais e as redes de apoio que você possui. E se você me disser que se sente ansioso eu irei querer entender o que está acontecendo em sua vida, seu trabalho, seus relacionamentos e seu corpo que estão produzindo esses sintomas em você. 

 

Talvez seja necessário incluir alguns exames clínicos, alguns ajustes na dieta e nos hábitos de vida, estabilizar o cérebro com  medicamentos  e a mente através da psicoterapia, das práticas contemplativas e do cultivo do bem estar. 

 

Com esse conjunto de ações vamos tornando nosso corpo e nossa mente aptos para percorrer os caminhos do cuidado em direção à saúde integral. 

bottom of page